

A melhor maneira de contar sobre um curso é dar um gostinho de como são as aulas.
Logo abaixo, neste site, você vai encontrar muitas informações sobre a "Visão geral" do curso, o "Conteúdo específico", o "Para quem é", a "Metodologia", as "Datas e horários", um pequeno "Currículo da artista e professora", "Depoimentos" de outros alunos e parceiros de trabalho de Sylvia Sanchez e o "Investimento" a ser feito para participar do curso.
Mas, antes disso, fica o convite para você assistir aqui a pequenos trechos de duas aulas.


Visão geral
O curso online Fotografia na Arte Contemporânea – Explorações é um espaço para expansão de horizontes.
O curso propõe uma “navegação mapeada” pelo panorama da fotografia dentro do campo da arte contemporânea, através da apresentação e discussão de obras e pesquisas de artistas atuantes no cenário brasileiro e internacional – tanto aqueles já consagrados quanto aqueles que estão ganhando espaço nos festivais, editais e premiações de hoje.
A proposta é mergulhar na multiplicidade de usos e tendências que se irradiam da imagem fotográfica na cena artística atual, e que “respondem” a algumas condições específicas do nosso tempo, tais como o excesso de imagens produzidas no mundo e a democratização do acesso aos meios de produção fotográfica, em paralelo à diluição das fronteiras entre as disciplinas da arte.

Artista: Tiago Santana

Artista: Duo Lâmina
O que se vê, a partir daí, é uma fotografia contemporânea que se abre à valorização do conceito, da narrativa e da noção de pesquisa artística; que se abre a mais espaço para a imaginação na relação com o mundo e para a exploração da intimidade e de universos internos - sonhos, medos e desejos; que se abre às possibilidades que se expandem a partir do diálogo com outras práticas artísticas, materialidades e tecnologias. Uma fotografia contemporânea que se revela como um campo complexo, vibrante, vivo. Um mergulho de encantamento.

Conteúdo
1º SEMESTRE (10 encontros):
- Considerações gerais sobre aspectos da fotografia dentro do campo da arte contemporânea
- Dar sentido às imagens do mundo: revisão de arquivo, coleção, agrupamento, apropriação de imagens
- Borrar limites: fotografia expandida e a era pós-disciplinar da arte
- Experimentos com a materialidade fotográfica: processos e suportes entre o passado e o presente
- Entrelaçamentos entre texto e imagem: documentos, texto como imagem, sínteses e provocações poéticas, relações com a literatura

Artista: Evan Hume
2º SEMESTRE (10 encontros):

Artista: Carrie Mae Weems
- “Testemunhar” mundos: abordagens e estratégias documentais contemporâneas (retratos, lugares, intimidade, modos de vida, troca de correspondências fotográficas, humor/ ironia, contemplação, cartografias afetivas)
- “Criar” mundos: fotografia construída (performance para a câmera, fotografia narrativa (tableau), utilização de objetos construídos e/ou apropriados, relações com a land art e com a direção de arte cinematográfica)
- Movimento, som, espacialidade, interação: instalações multimídia, fotofilmes, videoarte
- Tecnologias digitais como co-criadoras?: softwares de manipulação e renderização de imagens e IA
Em virtude da gama muito ampla de usos e tendências da fotografia dentro do campo da arte contemporânea, o conteúdo total do curso foi distribuído ao logo de um ano.
As inscrições são semestrais e a participação em um semestre não pressupõe e não implica a necessária participação em outro.

Para quem é este curso?
- Para quem já tem (ou está iniciando) uma produção autoral e deseja mais referências para encontrar novos diálogos com sua própria pesquisa artística, delinear "de que lugar" você fala, entender quem são seus pares.
- Para quem trabalha comercialmente com imagens - seja fotografia, design, publicidade, cinema, audiovisual - mesmo que não tenha uma produção artística, e deseja alimentar suas inspirações com um conteúdo diferente.
- Para quem não tem nenhuma prática fotográfica/ artística, mas aprecia e se interessa por esse universo.
- Para quem deseja ampliar seu repertório dentro da fotografia contemporânea, conhecendo muitos trabalhos de diferentes artistas, ao mesmo tempo em que reflete e discute sobre eles.
- Para quem já faz pesquisas, frequenta exposições e acompanha a produção de diversos artistas, mas gostaria de fazer isso de forma mais sistematizada e profunda.
- Para quem quer trocar com outras pessoas que compartilham os mesmos interesses sobre fotografia e arte contemporânea, expandindo leituras e pontos de vista sobre obras e artistas.
- Para quem quer uma dose extra de "brilho no olho" ao ver e falar sobre fotografia e arte.
Para acompanhar o curso, não é necessário ter câmera fotográfica nem conhecimentos prévios sobre fotografia.

Metodologia
- Serão abordados contexto, conceitos e relações em torno de cada trabalho.
- Serão abordadas as estratégias, os gestos e as linguagens de cada trabalho - de modo a aprofundar a
reflexão com um ponto de partida ancorado no fazer artístico concreto (mais do que na teoria).
Apresentação de trabalhos e pesquisas de artistas consagrados e de artistas que estão ganhando projeção em festivais e prêmios no Brasil e no mundo.

Artista: Christian Boltanski
Construção colaborativa do conhecimento a partir da discussão coletiva sobre as escolhas artísticas dos trabalhos e as leituras que nascem a partir delas. "Pensar junto" nos aproxima pessoal e afetivamente dos assuntos, tornando o aprendizado mais gostoso e efetivo.
Em algumas aulas, serão lançadas provocações criativas como estímulo para a produção dos alunos que desejarem. Os exercícios, a serem desenvolvidos fora do horário de aula, não serão obrigatórios.
As aulas serão online e ao vivo, pelo Zoom, com encontros de 1h30 de duração. As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis ao longo de cada módulo temático.

Datas e Horários
Cada semestre do curso é composto por 10 aulas, com duração de 1h30.
Por enquanto, não há previsão para o início de uma nova edição do curso. Mas, se você quiser ser avisado assim que uma data for definida, basta preencher o formulário no final desta página.

Artista: Val Souza

Artista: Jonathas de Andrade

Sobre Sylvia Sanchez
Sylvia Sanchez é artista visual e cineasta. Investiga as linguagens da fotografia construída, dos textos performativos e do audiovisual.
Através do diálogo com o realismo fantástico, da ironia, da fábula e da intenção de engajamento ativo dos corpos nos processos e nas obras, Sylvia investiga como subverter diferentes (o)pressões que atravessam o cotidiano, tais como a dominância tecnológica, o silenciamento do “diferente” e o imperativo da produtividade, da funcionalidade, do consumo.

Realizou sua primeira exposição individual em 2019, no MIS-SP, com a série Crônica de Banalidades Ordinárias, que também circulou por festivais de fotografia no Brasil e no exterior, incluindo uma exposição na galeria 59 Rivoli, em Paris.
Em 2020, foi selecionada no edital Meios e Processos, do FAMA Museu. Ao longo desse processo, desenvolveu o trabalho "Equilíbrio Instável", que participou da exposição coletiva "O encontro é um lugar impossível", em 2022, no Centro Cultural dos Correios de SP, com curadoria de Allan Yzumizawa.

Imagem da série "Crônica de Banalidades Ordinárias"
Entre 2021 e 2022, Sylvia desenvolveu, comissionada pelo Sesc Santana, o projeto "Impactos de Convivência", composto por por uma video-instalação e uma residência artística na qual participaram 12 artistas do Brasil todo.
No cinema, entre 2020 e 2022, Sylvia dirigiu um curta-documentário e um DVD de dança e assinou a direção de fotografia de um DVD de música do cantor Jonavo, bem como do curta "O Presente", de Urusula Marini, e do um longa de ficção "Fugindo de Fusca", de William Costa Lima.
Na educação, a artista foi professora do curso de fotografia da Escola Panamericana de Arte e Design, em SP, entre 2010 e 2020. Antes disso, foi educadora na ONG ImageMágica por 3 anos e no projeto Educom-Rádio, da ECA/ USP, por 6 anos. Desde 2016 Sylvia faz acompanhamento e orientação de processos criativos para artistas que trabalham a partir da fotografia.

Detalhe da instalação "Equilíbrio Instável"

Frames do curta documental "Micelial - Raízes em Conexão"
Veja o que parceiros artísticos de Sylvia Sanchez falam sobre a experiência de trabalhar com ela:



Inscreva-se agora
Por hora, as inscrições para o Fotografia na Arte Contemporânea - Explorações não estão abertas. Se você tiver interesse em ser avisado quando uma nova edição do curso for acontecer, é só preencher o formulário abaixo.

Artista: Uyra

Artista: Georges Rousse
Obrigada. Até mais.