top of page
Fundo laranja degrade.png

Explorações

FOTOGRAFIA
NA ARTE CONTEMPORÂNEA
:

FOTOGRAFIA
NA ARTE CONTEMPORÂNEA
:

curso online ao vivo para expandir repertório
com Sylvia Sanchez
Fundo amarelo degrade.png

Trechinhos da primeira aula

A melhor maneira de contar sobre um curso é dar um gostinho de como são as aulas.

 

Então, antes de apresentar, de forma mais estruturada, a "Visão geral", o "Conteúdo específico", o "Para quem é", a "Metodologia", as "Datas e horários", um pequeno "Currículo da artista e professora", "Depoimentos" de outros alunos e parceiros de trabalho de Sylvia Sanchez e o "Investimento" a ser feito para participar do curso - sim, tem tudo isso de conteúdo nesta página onde você acabou de chegar - fica o convite para você assistir a uma pequena edição de trechos da primeira aula do curso, reunindo conversas que aconteceram nas turmas da manhã e da noite.

Todes alunes saíram da aula com brilho no olho, tanto pelo conteúdo quanto pelas obras vistas e pelas trocas que aconteceram. Construir conhecimento em grupo é sempre mais potente. E a arte é um lugar privilegiado pra isso.

Venha se inspirar, se atualizar, se aprofundar e se conectar com outras pessoas que têm os mesmos interesses.

Fundo roxo degrade.png

Visão geral

O curso online Fotografia na Arte Contemporânea – Explorações é um espaço para expansão de horizontes.

 

O curso propõe uma “navegação mapeada” pelo panorama da fotografia dentro do campo da arte contemporânea, através da apresentação e discussão de obras e pesquisas de artistas atuantes no cenário brasileiro e internacional – tanto aqueles já consagrados quanto aqueles que estão ganhando espaço nos festivais, editais e premiações de hoje.

 

A proposta é mergulhar na multiplicidade de usos e tendências que se irradiam da imagem fotográfica na cena artística atual, e que “respondem” a algumas condições específicas do nosso tempo, tais como o excesso de imagens produzidas no mundo e a democratização do acesso aos meios de produção fotográfica, em paralelo à diluição das fronteiras entre as disciplinas da arte.

Curso Explorações - Imagem de Tiago Santana

Artista: Tiago Santana

Curso Explorações - Imagem de Duo Lâmina

Artista: Duo Lâmina

O que se vê, a partir daí, é uma fotografia contemporânea que se abre à valorização do conceito, da narrativa e da noção de pesquisa artística; que se abre a mais espaço para a imaginação na relação com o mundo e para a exploração da intimidade e de universos internos - sonhos, medos e desejos; que se abre às possibilidades que se expandem a partir do diálogo com outras práticas artísticas, materialidades e tecnologias. Uma fotografia contemporânea que se revela como um campo complexo, vibrante, vivo. Um mergulho de encantamento.

Fundo amarelo degrade.png

Conteúdo

1º SEMESTRE (10 encontros):

- Considerações gerais sobre aspectos da fotografia dentro do campo da arte contemporânea

- Dar sentido às imagens do mundo: revisão de arquivo, coleção, agrupamento, apropriação de imagens

- Borrar limites: fotografia expandida e a era pós-disciplinar da arte

- Experimentos com a materialidade fotográfica: processos e suportes entre o passado e o presente

- Entrelaçamentos entre texto e imagem: documentos, texto como imagem, sínteses e provocações poéticas, relações com a literatura

- Aprofundamento sobre um artista cuja prática abarca diversos caminhos abordados no semestre.

Curso Explorações - Imagem de Evan Hume

Artista: Evan Hume

2º SEMESTRE (10 encontros):

Curso Explorações - Imagem de Carrie Mae Weems

Artista: Carrie Mae Weems

- “Criar” mundos: fotografia construída (fotografia narrativa, utilização de objetos construídos e/ou apropriados, relações com a land art e com a direção de arte cinematográfica, ritualização, performance para a câmera e documentação de performance)

- “Testemunhar” mundos: abordagens e estratégias documentais contemporâneas (retratos, lugares, intimidade, modos de vida, acontecimentos históricos, troca de correspondências fotográficas, humor/ ironia, contemplação, cartografias afetivas)

- Movimento, som, espacialidade, interação: instalações multimídia, fotofilmes, videoarte

- Tecnologias digitais como co-criadoras?: softwares de manipulação e renderização de imagens e IA

- Aprofundamento sobre um artista cuja prática abarca diversos caminhos abordados no semestre

Em virtude da gama muito ampla de usos e tendências da fotografia dentro do campo da arte contemporânea, o conteúdo total do curso foi distribuído ao logo de um ano.

As inscrições são semestrais e a participação em um semestre não pressupõe e não implica a necessária participação em outro.

Fundo roxo degrade.png

Para quem é este curso?

- Para quem já tem (ou está iniciando) uma produção autoral e deseja mais referências para encontrar novos diálogos com sua própria pesquisa artística, delinear "de que lugar" você fala, entender quem são seus pares.

- Para quem trabalha comercialmente com imagens - seja fotografia, design, publicidade, cinema, audiovisual - mesmo que não tenha uma produção artística, e deseja alimentar suas inspirações com um conteúdo diferente.

 

- Para quem não tem nenhuma prática fotográfica/ artística, mas aprecia e se interessa por esse universo.

- Para quem deseja ampliar seu repertório dentro da fotografia contemporânea, conhecendo muitos trabalhos de diferentes artistas, ao mesmo tempo em que reflete e discute sobre eles.

- Para quem já faz pesquisas, frequenta exposições e acompanha a produção de diversos artistas, mas gostaria de fazer isso de forma mais sistematizada e profunda.

- Para quem quer trocar com outras pessoas que compartilham os mesmos interesses sobre fotografia e arte contemporânea, expandindo leituras e pontos de vista sobre obras e artistas. 

- Para quem quer uma dose extra de "brilho no olho" ao ver e falar sobre fotografia e arte.

Para acompanhar o curso, não é necessário ter câmera fotográfica nem conhecimentos sobre fotografia.

Fundo amarelo degrade.png

Metodologia

- Serão abordados contexto, conceitos e relações em torno de cada trabalho.

- Serão abordadas as estratégias, os gestos e as linguagens de cada trabalho - de modo a aprofundar a

reflexão com um ponto de partida ancorado no fazer artístico concreto (mais do que na teoria).

Apresentação de trabalhos e pesquisas de artistas consagrados e de artistas que estão ganhando projeção em festivais e prêmios no Brasil e no mundo.

Em algumas aulas, serão lançadas provocações criativas como estímulo para a produção dos alunos que desejarem. Os exercícios, a serem desenvolvidos fora do horário de aula, não serão obrigatórios.

Curso Explorações - Imagem de Christian Boltanski

Artista: Christian Boltanski

Construção colaborativa do conhecimento a partir da discussão coletiva sobre as escolhas artísticas dos trabalhos e as leituras que nascem a partir delas. "Pensar junto" nos aproxima pessoal e afetivamente dos assuntos, tornando o aprendizado mais gostoso e efetivo.

As aulas serão online e ao vivo, pelo Zoom, com encontros quinzenais de 1h30 de duração. As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por 14 dias (até o encontro seguinte).

Fundo roxo degrade.png

Há duas turmas:

- Manhã: às terças-feiras, das 10h30 às 12h (horário de SP)

- Noite: às terças-feiras, das 19h30 às 21h (horário de SP)

As aulas são quinzenais e têm 1h30 de duração.

Serão realizadas pelo Zoom.

Primeiro semestre:

- Início: 05/ março

- Encerramento: 09/ julho

Segundo semestre:

- Início: 06/ agosto

- Encerramento: 10/ dezembro.

A cada semestre serão realizados 10 encontros.

As inscrições para o curso são semestrais.

Datas e Horários

Curso Explorações - Imagem de Val Souza

Artista: Val Souza

Curso Explorações - Imagem de Jonathas de Andrade

Artista: Jonathas de Andrade

Fundo amarelo degrade.png

Sobre Sylvia Sanchez

Sylvia Sanchez é artista visual e cineasta. Investiga as linguagens da fotografia construída, dos textos performativos e do audiovisual.

Através do diálogo com o realismo fantástico, da ironia, da fábula e da intenção de engajamento ativo dos corpos nos processos e nas obras, Sylvia investiga como subverter diferentes (o)pressões que atravessam o cotidiano, tais como a dominância tecnológica, o silenciamento do “diferente” e o imperativo da produtividade, da funcionalidade, do consumo. 

Curso Explorações - retrato de Sylvia Sanchez

Realizou sua primeira exposição individual em 2019, no MIS-SP, com a série Crônica de Banalidades Ordinárias, que também circulou por festivais de fotografia no Brasil e no exterior, incluindo uma exposição na galeria 59 Rivoli, em Paris.

 

Em 2020, foi selecionada no edital Meios e Processos, do FAMA Museu. Ao longo desse processo, desenvolveu o trabalho "Equilíbrio Instável", que participou da exposição coletiva "O encontro é um lugar impossível", em 2022, no Centro Cultural dos Correios de SP, com curadoria de Allan Yzumizawa.

Curso Explorações - Imagem de Sylvia Sanchez - Crônica de Banalidades Ordinárias

Imagem da série "Crônica de Banalidades Ordinárias"

Entre 2021 e 2022, Sylvia desenvolveu, comissionada pelo Sesc Santana, o projeto "Impactos de Convivência", composto por por uma video-instalação e uma residência artística na qual participaram 12 artistas do Brasil todo.

 

No cinema, entre 2020 e 2022,  Sylvia dirigiu um curta-documentário e um DVD de dança e assinou a direção de fotografia de um DVD de música do cantor Jonavo, bem como do curta "O Presente", de Urusula Marini, e do um longa de ficção "Fugindo de Fusca", de William Costa Lima.

Na educação, a artista foi professora do curso de fotografia da Escola Panamericana de Arte e Design, em SP, entre 2010 e 2020. Antes disso, foi educadora na ONG ImageMágica por 3 anos e no projeto Educom-Rádio, da ECA/ USP, por 6 anos. Desde 2016 Sylvia faz acompanhamento e orientação de processos criativos para artistas que trabalham a partir da fotografia.

Curso Explorações - Imagem de Sylvia Sanchez - Equilíbrio Instável

Detalhe da instalação "Equilíbrio Instável"

Curso Explorações - Imagens de Sylvia Sanchez - curta doc Micelial

Frames do curta documental "Micelial - Raízes em Conexão"

Fundo roxo degrade.png

Depoimentos

Confira o que alunos e artistas que fazem acompanhamento de processos com Sylvia Sanchez têm a dizer sobre ela:

Aula_Salua.jpg
Aula_Dea Goldschmidt.jpg
Aula_Ana Leal.jpg
Aula_Ana Mantezi.jpg
Aula_Mario Amaral.jpg
Aula_Dri Queiroz.jpg
Aula_Solange.jpg
Aula_ThiagoAlonso.jpg

Veja também o que outros parceiros artísticos de Sylvia Sanchez falam sobre a experiência de trabalhar com ela:

Fundo amarelo degrade.png

Investimento

Curso Explorações - Imagem de Mimi Cherono Ng'ok

Artista: Mimi Cherono Ng'ok

Em 5 parcelas no cartão de crédito:

R$ 170,00/ mês

(total de R$ 850,00/ semestre)

OU

 

Com desconto para pagamento integral à vista, no pix ou no cartão:

R$ 775,00/ semestre

(equivalente a R$ 155,00/ mês)

Serão concedidas 2 bolsas sociais afirmativas.

Se você se interessa, vamos conversar.

Preencha o formulário neste link e aguarde contato.

Fundo laranja degrade.png

Inscreva-se agora

Para se inscrever, preencha o formulário abaixo. Em seguida, para realizar o pagamento, clique no link  correspondente ao seu modo de preferência. 

Como voce chegou aqui?

Obrigada pelo envio. Em até 48h você receberá nosso contato. Fique atento a seu email.

Curso Explorações - Imagem de Uyra

Artista: Uyra

Curso Explorações - Imagem de Georges Rousse

Artista: Georges Rousse

Links de pagamento:

Obrigada. Te vejo na aula. Até lá.

bottom of page