top of page

ARTES VISUAIS | 

impactos de convivência
Impactos de Convivência - instalação no Sesc Santana 2022
Impactos de Convivência - instalação no Sesc Santana 2022
Impactos de Convivência - instalação no Sesc Santana 2022
Impactos de Convivência - programas performativos
Impactos de Convivência - programas performativos
Impactos de Convivência - programas performativos
Impactos de Convivência - programas performativos
Impactos de Convivência - programas performativos

Fotos da instalação em exposição no Sesc Santana (Mar a Jun/ 2022)

Impactos de Convivência foi uma residência artística e é uma instalação audiovisual que levanta reflexões acerca do Capitaloceno e seus impactos. Parte da noção de afeto enquanto verbo, antes de se tornar substantivo: verbo que vem sendo acelerado; substantivo que vem sendo tensionado.

 

O projeto nasceu de um desejo de Marta Pinheiro e Sylvia Sanchez de experimentar uma autoria audiovisual com identidade mais coletiva, num processo baseado nos conceitos de afeto, codependência e corresponsabilidade - 3 práticas que as duas vêem como incontornáveis para tentar, como diria Krenak, adiar o fim do mundo.

 

As duas artistas idealizaram uma residência online na qual participaram outros 12 artistas, com distintas linguagens e oriundos de diversos lugares do Brasil. Ao longo de 6 semanas, Marta e Sylvia propunham aos participantes programas performativos (instruções) fundados em temáticas relacionadas ao Capitaloceno. A ativação dessas instruções seria o disparador para que eles criassem as imagens e sons que, mais tarde, seriam costurados por Marta e Sylvia na criação de uma única obra. Semanalmente as experiências dos artistas com o processo eram o ponto de partida para reflexões e conversas sobre o Capitaloceno.

 

A obra resultante desse fazer coletivo é uma instalação audiovisual composta por 10 instruções e por 3 TVs em diálogo. Cada TV contempla um eixo diferente no cenário dos afetos engendrados no Capitaloceno: as intenções de progresso; a ação humana, estrutural e sistêmica; a reação a essas ações, por vezes de vulnerabilidade, por vezes de resistência. O diálogo entre as TVs é disparado por notícias fantásticas. As configurações de imagem e som relacionadas a cada notícia levantam questões ligadas a aceleração destrutiva, manipulação genética na indústria alimentícia, egocentrismo antropocêntrico, uso das mídias, exploração predatória do território e consumo/ lixo excessivos. Impactos do afeto, verbo e substantivo.

!
Widget Didn’t Load
Check your internet and refresh this page.
If that doesn’t work, contact us.

Telas dos vídeos integrantes da instala​ção Impactos de Convivência

Ficha Técnica:

Concepção geral e direção:

Marta Pinheiro

Sylvia Sanchez

 

Em colaboração e cocriação com:

Anna Carolina Bueno

Angela Pimentel

Azizi Cypriano

Felipe Fernandes

Isadora Canela

João França M.I.A

Lucimélia Romão

Natali Mamani

Petrovna Anderson

Quebrantxy

Rodrigo Amim

Tonlin Cheng

 

Finalização:

Color Grading: Marcelo Rodriguez/ Mia Lab

Mixagem: Eric Ribeiro Christani

Motion Design e Identidade Gráfica: Julie Lobo

Design Gráfico: Jeff Barbato

Cenografia: Karen Furbino

Assessoria Jurídica: Marcelo Pretto

bottom of page