ARTES VISUAIS |
impactos de convivência








Fotos da instalação em exposição no Sesc Santana (Mar a Jun/ 2022)
Impactos de Convivência é uma instalação audiovisual que levanta reflexões acerca do Antropoceno – ou, num viés crítico, Capitaloceno: a era marcada pela ação humana (nos moldes ocidentais pós Revolução Industrial) e seus impactos. Parte da noção de afeto enquanto verbo, antes de se tornar substantivo: verbo que vem sendo acelerado; substantivo que vem sendo tensionado.
A instalação é composta por 10 programas performáticos (instruções) e por 3 TVs em diálogo. Cada TV contempla um eixo diferente no cenário dos afetos engendrados no Capitaloceno: o dos "avanços tecnológicos", o da "garganta" e o dos "peixes" - representando, respectivamente: intenções de progresso; a ação humana, estrutural e sistêmica; a reação a essas ações, por vezes de vulnerabilidade, por vezes de resistência.
O diálogo entre as TVs é disparado por notícias fantásticas. As configurações de imagem e som relacionadas a cada notícia levantam questões ligadas a exploração do trabalho, alimentação, individualismo, uso das mídias, exploração predatória do território, lixo, consumo excessivo. Impactos do afeto, verbo e substantivo.
As imagens e sons foram criados por 12 artistas de diversos lugares do Brasil, numa residência online, a partir de programas performáticos propostos por Marta Pinheiro e Sylvia Sanchez, as artistas idealizadoras da obra e autoras da costura dos materiais em um único organismo. As instruções integram a instalação, convidando o público a perceber-se afeto-verbo.






Telas dos vídeos integrantes da instalação Impactos de Convivência
Ficha Técnica:
Concepção geral e direção:
Marta Pinheiro
Sylvia Sanchez
Em colaboração e cocriação com:
Anna Carolina Bueno
Angela Pimentel
Azizi Cypriano
Felipe Fernandes
Isadora Canela
João França M.I.A
Lucimélia Romão
Natali Mamani
Petrovna Anderson
Quebrantxy
Rodrigo Amim
Tonlin Cheng
Finalização:
Color Grading: Marcelo Rodriguez/ Mia Lab
Mixagem: Eric Ribeiro Christani
Motion Design e Identidade Gráfica: Julie Lobo
Design Gráfico: Jeff Barbato
Cenografia: Karen Furbino
Assessoria Jurídica: Marcelo Pretto