Fotos da exposição coletiva O encontro é um lugar impossível" , no Centro Cultural dos Correios SP (maio/ 2022) | Curadoria de Allan Yzumizawa
“Equilíbrio Instável” é uma instalação composta por fotografias e por instruções (programas performativos) que parecem orbitar em torno de uma tarefa bastante prosaica: com objetos cotidianos, criar empilhamentos que possam sustentar o aparelho celular em diversas situações e espaços domésticos, acompanhando sua onipresença cada vez maior no dia-a-dia do capitalismo 24/7.
As fotografias trazem empilhamentos que se apresentam como estruturas possíveis, mas que possuem algo de improvável – e que, apesar de cumprirem sua função, o fazem de forma insatisfatória: carregam, em sua essência estrutural, um equilíbrio frágil, prestes a desmoronar, assim como a cena política, econômica, social e ambiental brasileiras; assim como o cotidiano de cada cidadão tentando se sustentar diante de infinitas urgências e restrições. Os empilhamentos são “esculturas-gambiarras”, ao mesmo tempo totens de incerteza e pequenos altares para a tecnologia – dentro dos quais surgem, diminutas, as únicas presenças humanas possíveis.
As instruções, por sua vez, propõem empilhamentos cujo equilíbrio é evidentemente impossível. E encerram-se com ações para além da tarefa de empilhar – ações que ampliam a dimensão humana e política das proposições textuais e que convocam a presença humana, na figura do espectador, a engajar-se na obra de modo ativo. Instigam o corpo, física ou imaginariamente, para fora da passividade-quase-em-queda do aparelho celular – aparelho esse que sobrecarrega e também anestesia.
Tanto as imagens quanto as instruções trazem um certo humor cercado de desconforto. Juntas, possibilitam uma dinâmica em que concreto e imaginário se complementam enquanto possibilidades. E, nesse jogo, provocam: como não desabar?
CLIPPING da expo "O encontro é um lugar impossível"
Arte Soul. CC Correios SP abre coletiva ‘O encontro é um lugar impossível’ em maio, em São Paulo
Revista das Artes. O ENCONTRO É UM LUGAR IMPOSSÍVEL | CENTRO CULTURAL CORREIOS DE SÃO PAULO
SELECT. Agenda para Adiar o Fim do Mundo (4 a 11/5)
Jornal Cruzeiro (Sorocaba). Curador e artistas sorocabanos participam de exposição em SP
Periscópio. Artistas ituanos participam de exposição no Centro Cultural dos Correios
Jornal de Itu. ARTISTAS DE ITU PARTICIPAM DE EXPOSIÇÃO COLETIVA NO CENTRO CULTURAL CORREIOS